Mulheres em TI - Florence Nightingale

Publicado em 31/05/2020

Para inaugurar a série de artigos sobre Mulheres que desempenharam papel importante na história da Tecnologia de Informação, a escolhida foi Florence Nightingale, pioneira na utilização de métodos estatísticos e representações visuais para gerar relatórios e, com isso, gerou grande valor para área que conhecemos hoje como Analytics.

FlorenceNightingale.jpg

Florence Nightingale

Florence Nightingale (Florença, 12 de maio de 1820 — Londres, 13 de agosto de 1910) foi uma enfermeira, estatística, reformadora social e escritora britânica que ficou famosa por ser pioneira no tratamento a feridos de guerra, durante a Guerra da Crimeia. Ficou conhecida na história pelo apelido de "A dama da lâmpada", por se servir deste instrumento de iluminação ao auxiliar os feridos durante a noite¹.

 

Florence foi uma grande escritora, preocupada em disseminar o conhecimento médico, grande parte de seu trabalho dedicava-se a esse tema. Procurava escrever artigos num inglês simples, evitando termos muitos técnicos para que pudessem ser lidos por qualquer pessoa e, assim, atingir um grupo maior de leitores (inteligente, não?). O uso de apresentações gráficas de dados estatísticos visava o mesmo propósito de facilitar a compreensão de todos.

 

Assim como outros grandes nomes da história, os escritos e muitos dos estudos de Nightingale só foram publicados postumamente. 

Florence foi enfermeira atuante na Guerra da Crimeia, ela cuidava de doentes carentes e se revoltou com a situação precária e mortalidade alta desses pacientes. Ficando particularmente preocupada com as condições de tratamento médico dos mais pobres e indigentes e se tornou a principal defensora de melhorias no tratamento médico, com o apoio de Charles Villiers, presidente do Poor Law Board (Comitê de Lei para os Pobres). Entre os anos de 1854 e 1856 ela reuniu dados nos hospitais e, para facilitar a compreensão, começou a elaborar os resultados em gráfico setorial, o famoso gráfico de pizza. 

Florence gostava de criar e adicionar gráficos multicoloridos para sintetizar graficamente seus argumentos, o principal objetivo era o clamor para adoção medidas sanitárias nos hospitais de guerra demonstrando através da visualização gráfica os efeitos dessas medidas e como poderiam salvar muito mais vidas. 

 

Florence conseguiu uma audiência com a rainha para mostrar-lhe a pesquisa e sabia que a monarca teria pouco tempo para entender e analisar os números e era preciso persuadi-la na primeira visão, com o objetivo de salvar vidas;  então, utilizou a representação gráfica conhecida como Diagrama de Florence (ou a Rosa de Florence²) para exibir o resultado de suas coletas. O diagrama descreve de forma impactante as  causas de mortalidade no Exército do Leste britânico.

rosa_de_florence.png

Diagrama ou Rosa de Florence

Florence dizia que o diagrama deveria atingir os olhos, coisa que um monte de palavras e números jamais conseguiriam. A mensagem foi recebida corretamente e a partir desse marco histórico se iniciou a instalação de medidas sanitaristas como a Royal Sanitary Commission ("Comissão Sanitária Real").

Florence é bastante conhecida por suas contribuições nos campos da enfermagem e matemática, ela foi a primeira mulher a integrar a Sociedade Real de Estatística (britânica), porém ela também é referenciada como uma importante figura do feminismo inglês. Ao longo da vida, Nightingale escreveu cerca de 200 livros, panfletos e artigos. Entre o mais conhecidos, temos o ensaio entitulado Cassandra (em alusão à mitologia grega)², que foi publicado por Ray Strachey em 1928, dentro de The Cause³ como uma história do movimento das mulheres. Com o ensaio Cassandra Nightingale protesta a feminização excessiva das mulheres em quase desamparo, como enxergava no estilo de vida letárgico de sua mãe e irmã mais velha, apesar de suas educações.

Espero quem tenham gostado da história de mais uma Mulher incrível e que fez a diferença para o que entendemos hoje em Tecnologia da Informação como Data Visualization, nos vemos no próximo artigo.

Grata!

separador1.png